Móveis planejados para o quarto fazem toda a diferença nesse ambiente que é um dos mais importantes, afinal, é o local mais íntimo de um lar. Por isso, é importante que ele seja projetado com cuidado para suprir todas as suas necessidades e para que seja funcional.
Neste conteúdo, separamos algumas dicas que ajudarão você a escolher móveis que deixem o ambiente acolhedor, prático e com o seu estilo. Confira a seguir!
Por que investir em móveis planejados para o dormitório?
Investir em móveis planejados para o quarto faz com que o ambiente reflita a personalidade do morador, pois, dessa forma, tudo é feito de forma personalizada, isto é, de acordo com as preferências e demandas de cada pessoa.
Além disso, os móveis são desenvolvidos para serem multifuncionais e práticos, o que é ótimo para a rotina da casa ou do apartamento.
Pensando nisso, é fundamental conhecer algumas dicas para escolher os móveis com mais segurança e deixar o dormitório do jeito que você deseja.
Saiba mais sobre a praticidade dos closets modernos para homens
Dicas para escolher móveis planejados para o quarto
1. Organize suas expectativas
A primeira dica é organizar as expectativas. Antes de começar a planejar os móveis, é importante ter em mente o que você espera do espaço. Se é um dormitório para uma ou duas pessoas, por exemplo, e se há alguma preferência da qual você não deseja abrir mão.
Analise também referências de textura, cores, materiais e acabamentos, para já ir definindo aquilo que mais faz sentido conforme o estilo do ambiente desejado e para ir exercitando sua criatividade.
Conheça algumas dicas essenciais para acertar na decoração do seu banheiro alto padrão
Confira também: Marcas de móveis planejados de luxo
2. Determine as dimensões do armário
A segunda dica é determinar as dimensões do armário, pois esse é um dos móveis mais importantes do dormitório.
Nos casos em que o quarto tem um espaço livre entre paredes, onde pode ser feito um closet, essa é uma das melhores opções.
Porém, se o local onde ficará o armário não for delimitado por paredes, então o ideal é analisar o número de peças e itens que serão guardados para que o móvel seja desenvolvido seguindo a medida certa, sem ocupar espaços desnecessários no ambiente.
3. Pense nas portas
Outra dica muito importante para os móveis planejados para dormitórios é em relação às portas. Se o ambiente tem bastante espaço, ou seja, não tem problemas de circulação, você tem mais liberdade de escolha, podendo optar, inclusive, por portas de giro.
Agora, se o quarto for menor, o aconselhável é escolher portas de correr para otimizar o espaço e não interferir na circulação ou no uso de outros móveis.
4. Tenha cama com gavetões
A cama é também um móvel de grande importância no dormitório e pode ser funcional para aproveitar ainda mais o espaço.
Uma dica é escolher uma cama com gavetões laterais, para que você possa guardar objetos, roupa de cama, travesseiros e outros itens sem precisar de mais espaço nos armários.
5. Dimensão das mesas de cabeceira
Por fim, as mesas de cabeceira são essenciais para oferecer suporte no cotidiano e ainda ajudam a compor a decoração do local.
O recomendado para esses móveis é que sejam proporcionais ao tamanho da cama, garantindo a harmonia do ambiente e evitando um desequilíbrio visual.
Essas são algumas dicas que ajudarão você no momento de escolher os móveis planejados para o quarto, proporcionando não só beleza, mas também máxima funcionalidade para uma rotina mais prática.
Quer visualizar como os móveis planejados dos seus dormitórios podem ficar? Liberte sua criatividade usando nosso Sistema Sonata e personalize a frente dos móveis. Navegue no site da Evviva e confira!
Confira também: Cozinha moderna planejada | Dicas de móveis planejados | Loja Evviva